segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

CRIANÇAS: Como a sociedade a vê?





    As crisnças são seres que normalmente as pessoas gostam, as divertem e as amam. São "pessoinhas" capazes de tranformar as concepções de vida de um adulto, de fazê-las mais amorosas e afetivas. São capazes de rapidamente " controlar" o desejo dos adultos: -" mamãe, me dê uma bicicleta!" ;"Me dê um real"; "deixa eu brincar no parque", na qual, na medida do possível seus desejos normalmente são atendidos. Mas, como a sociedade vê esses " pequeninos"? VEJAMOS:

HISTORICAMENTE:

    O modo de lidar com as crianças na IDADE MÉDIA era baseado em alguns costumes herdados da Antiguidade.No sec. XVII as crianças não eram "contadas" como população, devido ao exarcebado índice de mortalidade infantil da época; alguns os tinham como "macaquinhos ou cachorrinhos", apenas como objeto de lazer. No mundo grego, o pai, além de incluir total controle sobre o filho, incluía também o poder de, se quisesse, tira-lhe a própria vida. Nas sociedades antigas, a vida das crianças ficavam totalmente à mercer da vontade dos pais, nais quais, algumas crianças eram postas em prostíbulos, abondonadas ou vendidas. Esta realidade começou a modificar tão somente após o crescimento do Cristianismo.

ATUALMENTE

   Apesar das crianças já terem um papel cruscial na sociedade, vista como um "futuro homem ou mulher", podemos observar que ainda assim, existe uma banalização da infância: a mídia com suas novelas, programas, telejornais e etc.  cada vez mais, "arrancando a infância das crianças", com materiais "adultos", como cenas sexuais, filmes de terroror e etc. Ainda, existe a "DITADURA DA MODA ADULTA", na qual, levam as crianças a se vestirem, pensarem e agirem como tais.

 E EM JANDUÍS?

       Pode-se perceber, apesar de muitos "taparem os olhos", uma grande tendência à criminalidade infantil: crianças e adolescentes em "quadrilhas mirins". Certa vez, ví um adolescente com um "copo de cerveja na mão", e me questionei: até as crianças estão nesta vida?!
    Apesar destas poucas (porque seriam muitas) formas de"retirada de infância" em Janduís, quero destacar o excelente trabalho realizado com as crianças pela Coordenação Infantil da Assembléia de Deus em Janduís. Nesta quarta-feira (10/01/2012), por exemplo, houve o 1º culta das crianças do ano.
  A festa iniciou-se com uma bandinha infantil de percussão "ADORADORES DO REI", sendo distribuido oportunidades para as crianças cantarem, fazerem leituras de trechos bíblicos, e falarem sobre o amor de Deus pela humanidade. segundo o Coordenador Márbio Fernandes, os destaques foram duas crianças cantando uma música de Marcos Antônio ( cantor Gospel), segundo ele " super afinados" e a pregação da palavra realizada pelo pré-adolescente: DOUGLAS. A festa encerrou-se com lanches e entrega de presentes.

VEJAM AS FOTOS:



COORDENADOR DO DEPARTAMENTO INFANTIL, MÁRBIO FERNANDES


DOUGLAS, O PREGADOR DA NIOTE


         

Um comentário: